Carta

Aos jornalistas paranaenses: Juntos somos mais fortes

Um sindicato forte se faz com a participação dos trabalhadores. É com este princípio que construímos propostas para fortalecer a representatividade dos jornalistas paranaenses e organizar a categoria. Com uma gestão participativa, queremos preparar novas mobilizações para avançar em direitos e fazer valer aqueles que têm sido desrespeitados.

Dentre os principais desafios do próximo período está a inclusão de uma grande parcela de jornalistas distantes das condições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho. É o caso de assessorias públicas, políticas e privadas, freelancers, funcionários de pequenos veículos, entre outros, que hoje constituem a maioria da categoria. Temos convicção de que este problema não se resolve de forma individual ou fragmentada. 

Nas redações dos grandes veículos devemos nos contrapor à ação patronal que insiste no discurso de crise econômica para reduzir os direitos dos jornalistas e demitir profissionais. As ameaças presentes nas últimas mesas de negociação e no cotidiano do trabalho só deixarão de existir quando fortalecermos o espírito de solidariedade entre os profissionais e caminharmos para garantir maior estabilidade de emprego. 

Por fim, precisamos superar a crise da falta de postos de trabalho que acompanha a profissão nos últimos anos. Dentre as principais iniciativas, nesse sentido, está a luta pela regulamentação da profissão e da obrigatoriedade do diploma. Não se trata de uma ação corporativista de reserva de mercado, mas de uma luta contra a precarização da profissão de jornalista. É fundamental que se garantam vagas para profissionais formados em novas frentes do mercado de jornalismo que se abrem com as novas tecnologias e nos veículos já consolidados. Defendemos a concepção de jornalismo como serviço público e, por isso, destacamos a responsabilidade de profissionais bem preparados com condições adequadas de trabalho e qualidade de vida.

Trata-se de incluirmos no cotidiano dos jornalistas a luta de classes no lugar dos interesses econômicos e individuais dos empresários. Ao invés da perspectiva de corte de empregos, é preciso debater alternativas para inverter esta tendência, sem admitir a redução de direitos. Este é uma iniciativa básica para a melhoria da qualidade do jornalismo paranaense e para a valorização da profissão. 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná é uma entidade respeitada pela sociedade. Tem mais de 4 mil trabalhadores sindicalizados. Suas mais recentes direções têm sido marcadas pelo compromisso com a defesa dos trabalhadores e com a democratização da mídia. 

Nós, jornalistas paranaenses, acreditamos que juntos somos mais fortes. É possível superar estes desafios, colaborando para fazer um sindicato cada vez mais forte. Para isso, defendemos um Sindijor-PR aberto para a participação de todos, comprometido com os interesses coletivos e com a luta por uma sociedade mais justa. 

Últimos posts

Qual o principal problema dos jornalistas paranaenses atualmente?